19/10/2020 às 06h05min - Atualizada em 19/10/2020 às 06h05min

Pescador é preso ao ser flagrado voltando de pescaria ilegal em Fátima do Sul

Na noite deste sábado (17), uma equipe da Polícia Militar Ambiental (PMA) prendeu um pescador amador por pesca predatória, durante fiscalização em uma rodovia vicinal no município de Fátima do Sul, a 4 km da cidade, nas imediações das margens do rio Dourado.

De acordo com informações policiais, o pescador, de 51 anos, retornava de uma pescaria ilegal em um veículo Fiat Uno, onde foram encontrados dois exemplares de pescado da espécie curimbatá e uma tarrafa (petrecho proibido) ainda molhada, utilizada na captura dos peixes, conforme confessou o infrator.

Além da pesca com o petrecho ilegal, o pescador só poderia capturar um exemplar de peixe nativo daquela espécie, caracterizando-se crime ambiental de captura de pescado acima da cota permitida pelas normas, segundo a PMA. O pescado, a tarrafa e o veículo foram apreendidos.

O infrator, residente em Fátima do Sul, recebeu voz de prisão e foi conduzido à delegacia de Polícia Civil do município, juntamente com o material apreendido, onde ele foi autuado em flagrante por crime ambiental de pesca e transporte de produto da pesca predatória. 

A pena é de um a três anos de detenção. O infrator também foi autuado administrativamente e multado em R$ 760,00. O pescado será doado para instituições filantrópicas, depois de periciado.

Alerta - A Polícia Militar Ambiental intensifica a fiscalização preventiva à pesca predatória em todos os anos no mês de setembro e principalmente outubro, tendo em vista a proximidade do período de piracema, quando vários cardumes já se encontram formados e, por esta razão, a quantidade de turistas e pescadores do estado se intensifica, exatamente, em razão das facilidades de captura do pescado neste período.

Link
Notícias Relacionadas »