01/02/2021 às 17h36min - Atualizada em 01/02/2021 às 17h36min

Com aval da SES, ensino híbrido nas escolas estaduais deve começar em março

Aulas presenciais ainda devem ser definidas pela Secretaria Estadual de Educação

Com calendário escolar preparado para o ano letivo de 2021, os alunos e professores terão ano diferente dos anteriores. Isso porque a SED (Secretaria Estadual de Educação) prevê que a educação será híbrida, ou seja: presencial e remota, com alunos podendo estar em sala de aula a partir de março.

Apesar de tudo ‘esquematizado’ para o retorno dos estudantes, a secretaria ainda aguarda em como estará o cenário da pandemia até o próximo mês. Conforme explicou em live nesta segunda-feira (1), o superintendente de Políticas Educacionais, Hélio Queiroz, tudo poderá depender de um aval da SES (Secretaria Estadual de Saúde).

“Está previsto [aulas presenciais] no início de março, mas se a Saúde entender que não é possível, vamos acatar”, explicou Hélio. Os servidores devem retomar o trabalho nesta quarta-feira, 3 de fevereiro.

A secretária Maria Cecilia Mota, explicou que o mês de fevereiro será de preparação aos servidores, onde serão orientados sobre o ensino ‘diferente’ neste ano.

O ensino remoto na rede estadual prevê que 50% dos alunos estarão estudando em casa e 50%, nas salas de aula. Desta forma, revezando a cada semana. Os pais e responsáveis poderão optar por se estudantes farão o revezamento ou não.

Calendário escolar

O calendário escolar de 2021 prevê 200 dias letivos, bem como quatro dias para a realização de exames finais e um dia para o Conselho de Classe final.

A programação ainda conta com sábados letivos, bem como 15 dias de férias escolares entre os dias 2 e 16 de julho. As aulas estão marcadas para terminar no dia 10 de dezembro de 2021. Os exames finais serão realizados entre 13 e 16 de dezembro.

Conforme artigo do calendário, a data de início das atividades não poderá ser alterada. Segundo resultados preliminares do Censo Escolar de 2020, elaborado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a rede estadual de ensino tem 204 mil estudantes. Veja aqui o calendário escolar de 2021.


Link
Notícias Relacionadas »