01/04/2021 às 07h30min - Atualizada em 01/04/2021 às 07h30min

Morre João Acaiabe, de 'Chiquititas' e 'Sítio do Picapau Amarelo', vítima da Covid-19

O ator João Acaiabe, de 76 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira (1), em decorrência de complicações da Covid-19. A informação foi confirmada por amigos nas redes sociais. Ele estava internado no Hospital Prevent Senior, em São Paulo. O ator estava tratando o vírus desde o dia 15 de março.

A atriz Vanessa Goulartt usou suas redes sociais para prestar uma homenagem a ele: "Acaiabe, que você tenha uma passagem iluminada, que a sua doçura fique como exemplo para todos nós. Você me mandava mensagens diariamente para saber da minha avó, quando íamos imaginar que você também seria levado por esse vírus cruel. Te desejo toda luz e todo amor, e para os que me leem não duvidem nem por um minuto do poder devastador dessa pandemia. Protejam-se, pensem em si, pensem em todos... Que Deus nos proteja", escreveu na publicação.

A atriz Giovanna Grigio, que protagonizou Chiquititas, também se manifestou nas redes sociais: "Eu lembro da sua generosidade no dia que a gente se conheceu. Era meu primeiro teste pra Chiquititas, eu tava muito nervosa e você me chamou pra ensaiar. A gente passou texto várias vezes juntos e foi amor à primeira cena. Ter você como professor e amigo, escutar suas histórias, aprender com você... Com certeza foram dos maiores privilégios da minha vida! Eu já te amava antes e vou te amar pra sempre. Obrigada por tudo!". 

Amanda Furtado, que também fez Chiquititas, escreveu no Twitter: "João Acaiabe foi um grande ator e homem, e eu tive o prazer e a honra de trabalhar com ele por anos, essas memórias ficam". 

Giovanna Grigio e João Acaiabe  (Foto: Reprodução / Instagram )

Giovanna Grigio e João Acaiabe (Foto: Reprodução / Instagram )

Giovanna Grigio e João Acaiabe (Foto: Reprodução / Instagram )

O produtor de teatro, Sidney Santiago Kuanza, se manifestou pelo Facebook: "Amig@xs com dor informamos que o nosso Astro maior, de coração gigante e trajetória ímpar acabou de falecer em função de uma parada cardíaca por conta da Covid 19, um Rei. Um homem terno. Resistiu. Fez amigos. Incentivou gerações. Alegrou um bilhão de crianças. Sua família segue para Espírito Santo do Pinhal, interior paulista, onde as honras serão rendidas. Perdemos tanto. O céu ganhou João.", escreveu.

"João sempre tão generoso, espirituoso, acolhedor! Que Deus conforte muito a família e o receba de braços abertos", publicou a atriz Naiumi Goldoni. O roteirista, Aimar Labaki, também lamentou: "Que tristeza", escreveu.

Em setembro do último ano, João contou que estava passando por sessões de hemodiálise em um hospital de São Paulo. Diagnosticado com insuficiência renal, ele estava na fila por um transplante de rim. "Estou na fila, mas eu não sabia que há uma quantidade de pessoas. Não tem previsão, tem que ter muita paciência", disse ele em participação no programa Balanço Geral. "Emagreci bastante, perdi uns 25 ou 30 (quilos)", conta o ator. A perda de peso é consequência da dieta restrita após o diagnóstico.

Recentemente, o ator tinha revelado que estava vivendo um situação financeira complicada por causa dos trabalhos que caíram com a pandemia do coronavírus. Ele teve uma queda de 80% em sua renda. "Eu sou contator de histórias e agora é de uma importância incrível pra mim. Eu sou ator, meu setor vai demorar o maior tempo pra voltar e eu também não quero expor as pessoas", explica. O ator ainda faz um apelo para incentivar a doação de órgãos. "É uma coisa importantíssima e tem que fazer (se declarar doador) em vida, porque a família não sabe depois como agir".

João ganhou destaque na televisão por viver personagens como Tio Barnabé no Sítio do Picapau Amarelo entre os anos de 2001 e 2006, exibido pela rede Globo e também o Seu Pimpinonni na nova versão da telenovela Uma Rosa com Amor, além do Chefe Chico no remake de Chiquititas exibido entre os anos de 2013 e 2015. O ator também tem longa carreira no cinema. Seu trabalho mais recente foi dando voz ao Rafiki na versão live action de O Rei Leão.
 


Link
Notícias Relacionadas »