08/12/2021 às 14h30min - Atualizada em 08/12/2021 às 14h30min

Com etapa de Festival Nacional Paralímpico, Fátima foi a capital da inclusão do MS

O esporte promoveu mais um belo espetáculo de integração e promoção humana.

O esporte promoveu mais um belo espetáculo de integração e promoção humana. No sábado passado, a cidade de Fátima do Sul se transformou na capital da inclusão do MS. A cidade recebeu uma etapa do Festival Nacional Paralímpico, evento que trouxe para o município delegações de diversas localidades, promovendo a inclusão social e humana de centenas de pessoas com deficiência, familiares e trabalhadores da educação.

As dependências das Faculdades de Fátima do Sul (FAFS) acolheram os paratletas, guerreiros da superação, que degustaram de bons momentos de participação esportiva, praticando diversas modalidades adaptadas. Os monitores, inclusive os voluntários, deram um show de atenção e dedicação aos participantes.

A recepção com acolhimento humano e fraterno obedeceu todos os protocolos de segurança, incluindo até mesmo equipe paramédica de plantão para atendimento e remoção em caso de necessidade. Como todo grande evento, o Festival Paralímpico em Fátima do Sul teve uma bela solenidade de abertura, com direito a banda musical, hasteamento de bandeiras e saudações de autoridades A prefeita Ilda Salgado destacou o evento da FAFS e o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, mudou sua agenda e foi ao local para saudar a organização e as delegações presentes.

Durante toda a manhã de sábado, os paratletas praticaram os esportes adaptados de bocha, basquetebol e atletismo (salto em distância, arremesso de peso e outros). Além de Fátima do Sul, estiveram presentes delegações dos municípios de Jateí, Ivinhema, Glória de Dourados, Deodápolis, Angélica, Aquidauana e de Dourados.

O diretor da FAFS, Lauro Andrey Monteiro de Carvalho(foto em destaque), agradeceu a presença e apoio de todos ao evento, destacando que a faculdade se sentia honrada e muito feliz em sediar pela primeira vez o mega evento nacional. O festival paralímpico foi proposto pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão na sociedade das pessoas com deficiência.

O festival em Fátima do Sul aconteceu simultaneamente em 75 cidades brasileiras, reunindo cidades brasileiras, reunindo aproximadamente 20 mil pessoas. O evento fomentou a experimentação do esporte adaptado para 15 mil crianças, na faixa etária de 8 a 18 anos.

 

Fotos: Washigton Lima e Elias Ferreira


Link
Notícias Relacionadas »