11/04/2023 às 17h08min - Atualizada em 11/04/2023 às 17h08min

Escolas apostam em câmeras de segurança e treinamento para coibir crimes e ameaças

Ameaças tem sido compartilhada nas redes sociais, gerando verdadeiro pânico entre pais e alunos de todo o estado

- Mídia max
Com ameaças de ataques na escolas rodando nas redes sociais e pais e alunos desesperados, as secretarias de educação municipal e estadual estão em alerta e monitorando as ameaças. Nas duas esferas, câmeras de segurança com imagens em tempo real são um recurso utilizado para monitorar as escolas.

O Governo do Estado afirma que tem câmeras presentes em 245 escolas da Rede Estadual, que possibilita uma resposta em tempo real nas unidades, com centro de manutenção de logística e equipe treinada. Além disso, afirma que a secretaria monitora e acompanha todos os casos que envolvam ameaças à segurança das unidades escolares da Rede Estadual de Ensino.

Quando são observadas situações de ameaça à segurança do ambiente escolar, o protocolo prevê que a direção da unidade escolar deve informar a mantenedora (SED), realizar registro em Ata e comunicar as autoridades de segurança pública, como nos casos onde a Ronda Escolar está presente, bem como realizar o registro em Boletim de Ocorrência junto à Polícia Civil. Feito o BO, uma equipe multidisciplinar é acionada para dar suporte necessário para os gestores escolares. A Coordenadoria de Psicologia Educacional da SED também atua com ações preventivas junto às escolas, com palestras e orientações sobre a detecção de situações de vulnerabilidade envolvendo estudantes da Rede Estadual de Ensino.

Governo irá anunciar plano de segurança

O Governo de Mato Grosso do Sul antecipou, para a próxima quarta-feira (12), o anúncio oficial de Plano de Segurança nas Escolas. A coletiva de imprensa está marcada para as 8h, no Centro de Educação Marluce Bittar, e a expectativa é que sejam atualizados programas e protocolos de segurança.

A previsão era que o documento fosse divulgado na próxima semana, porém foi adiantado devido à situação de crescentes casos de ameaças de violência no Estado. Guardas trancas e alarmes na rede municipal

A Semed (Secretaria Municipal de Educação) de Campo Grande, publicou uma nota oficial nas redes sociais, onde afirma que está atuando para sanar possíveis ataques e ameaças nas escolas municipais.

Entre as ações que a Semed deve fazer, estão:

disponibilização de dez veículos da guarda municipal distribuídos nas escolas;
botão antipânico disponibilizado para contato com a Guarda Municipal;
Reforço do efetivo da Guarda, com instalação de câmeras de segurança, trancas e alames;
remanejamento de 89 guardas para ajudar no efetivo.

Apesar dos anúncios, a Semed não detalhou quantas câmeras e travas serão instalas e nem quando isso deve acontecer. Escolas particulares avaliam treinamento para professores e alunos

O medo e reforço na segurança também atingem as escolas particulares. Presidente do Sinepe-MS (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso do Sul), Audie Andrade Salgueiro, explica que estão conversando com equipes de segurança para avaliar quais os melhores protocolos a serem seguidos.

Ele afirma que estão avaliando a realização de treinamentos com professores, funcionários e alunos sobre como proceder em situações de risco. "É bem verdade que os pais estão muito preocupados, mas estamos tomando todas as medidas possíveis, para minimizar os impactos e para que não ocorram aqui".

Link
Notícias Relacionadas »