23/05/2023 às 15h20min - Atualizada em 23/05/2023 às 15h20min

Laurindo Barba defende derrubada de árvore ipê em Culturama, espécie ameaçada de extinção

Vereador Laurindo quer a derrubada das árvores da Rua Mato Grosso em Culturama

WASHINGTON LIMA - FÁTIMA EM DIA
Vereador Laurindo quer a derrubada das ávores em extinçao da Rua Mato Grosso em Culturama
Uma árvore ipê de grande porte, espécie ameaçada de extinção, situada no Rua Mato Grosso, localizada no distrito de Culturama, tem sido frequentemente requerida a sua retirada do local pelo vereador Laurindo Barba (DEM).

A extensão da rua Mato Grosso foi recém-aberta por donos de terrenos que lotearam suas propriedades, contudo, algumas arvores ficaram localizadas no meio da rua, e o vereador em várias sessões da Câmara Municipal de Fátima do Sul, tem usado da tribuna e defendido a sua retirada por parte da Prefeitura Municipal. Segundo o vereador, o seu pedido já irá fazer aniversário e não teve o seu requerimento atendido, tendo em vista que a propositura, foi apresentada em 31 de maio de 2022.

Além da árvore ipê de grande porte, no local existe outras duas de ipê menores, um amendoim e uma aroeira )também em extinção).

Na sessão desta terça-feira (23), o vereador e presidente Câmara Municipal, Emerson Cleber Mendes (PDT), defendeu a preservação das árvores, levando em consideração o momento crítico em que o mundo vive, com aquecimento global, poluição e desmatamento. “O poder público tem que ‘abraçar’ aquelas árvores, é um patrimônio daquele distrito, nós não podemos jamais falar em derrubar aquelas árvores, que a meu ver não é problema nenhum, na trafegabilidade, podemos resolver o impasse de uma outra maneira sem precisar que seja feita a derrubada”.

O vereador Ezequiel Ferreira, também usou da tribuna defendendo a elaboração de estudo para se preserve as árvores, que além de ser histórica embeleza o local.


Rua Mato Grosso, localizada no distrio de Culturama

SOBRE A ARVORE IPÊ E A AROEIRA
Os ipês amarelo e roxo da Amazônia brasileira são listados como ameaçados de extinção pela União Internacional Para Conservação da Natureza. Muitas multas envolvem ilícitos florestais.
A aroeira é uma espécie de grande importância devido às diversas utilidades de sua madeira. Entretanto, encontra-se na lista de espécies ameaçadas de extinção, em virtude da exploração predatória.


 
Link
Notícias Relacionadas »