Se você possui CNH (Carteira Nacional de Habilitação) nas categorias C, D e E, fique atento ao prazo de regularização. Pelo escalonamento definido pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), os condutores que possuem CNHs com vencimento entre os meses de janeiro e junho têm até 30 de abril para renovação.

Já os motoristas da mesma categoria com a CNH de vencimento entre julho e dezembro, têm até 30 de abril para realização do teste.

A não realização do exame toxicológico é considerada infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro, com penalidade de multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH.

O descumprimento do prazo estabelecido será verificado diretamente pelos sistemas eletrônicos dos Detrans (Departamentos de Trânsito Estaduais). Isso significa que, após o trigésimo dia do vencimento do exame, o condutor poderá ser multado, caso caia em alguma ação de fiscalização, seja em vias urbanas ou rurais.

A Senatran alerta ainda que os motoristas que não regularizarem a situação serão multados mesmo que estejam com veículos de categorias diferentes.

Segundo um levantamento da Secretaria, feito em 20 de março, 2,4 milhões de motoristas ainda não realizaram o exame toxicológico em todo o Brasil. A região Centro-Oeste concentra 242.991 mil destes condutores, sendo, 45.240 de Mato Grosso do Sul com exame toxicológico pendente.

Como renovar?

Para saber se você precisa fazer a renovação, baixe em seu celular o aplicativo CDT. A Senatran tem usado a plataforma para emitir alerta e realizar a consulta. Para isso, basta acessar a área do condutor, clicar no botão “Exame Toxicológico”, e conferir o prazo que aparece na tela. Caso seu exame esteja vencido, procure um laboratório credenciado.