10/04/2024 às 15h43min - Atualizada em 10/04/2024 às 15h43min

Lula vem a MS para embarcar carga de carne para a China, confirma Planalto

Presidente da República vem à Capital para evento simbólico de exportação de proteína

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará em Campo Grande na sexta-feira (12), às 9h (horário local), para evento simbólico da primeira exportação de proteína animal para o mercado chinês. A solenidade será fechada para autoridades e imprensa.

A confirmação veio do Palácio do Planalto há poucos minutos. Uma grande estrutura de palanque está sendo montada nos fundos da unidade da JBS de Campo Grande, localizada na Rodovia BR-060, saída para Sidrolândia.

Esta será a primeira visita oficial de Lula a Mato Grosso do Sul, desde que ele tomou posse em 2023. No local há intensa movimentação de pessoas da organização da comitiva presidencial.

Cerca de 20 servidores já estão no local desde as primeiras horas da manhã de hoje (10). Também estão realizando a manutenção da estrutura do prédio, inclusive com a poda de árvores e outras serviços de jardinagem.

A exportação para o país asiático faz parte do processo de expansão das plantas de frigoríficas brasileiras que foram habilitadas para envio da carne para a China.

Foram concedidas 38 habilitações, incluindo oito abatedouros de frango, 24 abatedouros de bovinos, um estabelecimento bovino de termoprocessamento e cinco entrepostos, algo inédito com o comércio da China, dos quais um é de bovino, três de frango e um de suíno.

Parte dos estabelecimentos foi auditada remotamente em janeiro deste ano, enquanto outros receberam avaliação presencial em dezembro de 2023. As equipes técnicas chinesas foram recebidas e acompanhadas por representantes do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

A China é o principal destino das exportações brasileiras de carne bovina, suína e de frango, se destacando como maior parceiro comercial para proteína animal. Em 2023, o país asiático importou 8,8 milhões de toneladas de carnes do Brasil, ultrapassando mais de US$ 23,5 bilhões.

Até o início de março deste ano, o Brasil possuía 106 plantas habilitadas para a China, sendo 47 de aves, 41 de bovinos, 17 de suínos e um de asininos.

Política - A visita a Mato Grosso do Sul faz parte de um giro por estados brasileiros para aproximação do chefe do Executivo nacional com o setor econômico. Em março, o presidente esteve em Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Pará, e na última semana viajou para o Nordeste e Goiás.

Na eleição de 2022, o petista perdeu para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por 18,98 pontos percentuais em Mato Grosso do Sul. Lula recebeu 599.547 votos, o que representa 40,51% do eleitorado sul-mato-grossense, enquanto Bolsonaro teve 880.606 votos, 59,49%. - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Link
Notícias Relacionadas »