30/04/2015 às 15h30min - Atualizada em 22/05/2015 às 14h56min

Secretaria de Saúde de Vicentina faz campanha nas escolas contra a Dengue e a Chikungunya

MS Noticias
 
FOTO: LUCIANO LIMA / ASSESSORIA

FOTO: LUCIANO LIMA / ASSESSORIA

FOTO: LUCIANO LIMA / ASSESSORIA
A Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Controle de Vetores que tem o compromisso de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti que transmite os vírus causadores da Dengue e da Febre Chikunguya, com uma atenção especial do Prefeito Municipal de Vicentina, Hélio Sato (PMDB), vem realizando uma série de atividades nas escolas do município (Redes Estadual e Municipal), dentre elas palestras e trabalho de campo, levando os estudantes a reflexão dos malefícios que podem ser causados com a propagação desse vírus que é transmitido através do mosquito.

Nos dias 27 e 28 de abril de 2015 as atividades foram desenvolvidas na Escola Estadual São José no Distrito de São José, onde mobilizou toda a comunidade escolar, o tema das palestras é “Todos Unidos contra a Dengue”. Houve uma excelente participação de toda comunidade escolar, que incluiu em seu currículo esse projeto de conscientização em âmbito de saúde pública. Houve palestras, apresentações teatrais, trabalho de campo envolvendo estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Médio.

“Agradeço a disponibilidade da Diretora da EE São José, professora Maria Aparecida Casagrande, que atendeu nosso pedido e autorizou e desenvolvimento desse projeto, visto que o melhor local para divulgação e conscientização de problemas relacionados a saúde pública é o ambiente escolar.” Agradeceu Jailson Novaes – Coordenador de Vetores.

No caso da Dengue o tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias, e o intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É só depois desse período que os sintomas aparecem. Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquito.

Na Febre Chikungunya os sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local. A doença, apesar de pouco letal, é muito limitante. O paciente tem dificuldade de movimentos e locomoção por causa das articulações inflamadas e doloridas. Vamos todos unidos contra a Dengue e a Febre Chikungunya, zelar pela saúde pública é dever de todos, Governo Municipal de Vicentina, Nosso Povo, Nossa Gente.


Link
Notícias Relacionadas »