10/11/2023 às 11h19min - Atualizada em 10/11/2023 às 11h19min

No calorão, escolas estaduais suspendem aulas de educação física e mudam merenda

Ida às quadras será suspensa na rede estadual e reduzida na rede municipal de Campo Grande, devido a alerta meteorológico

Mais uma onda de calor, agora de nível de "grande perigo", castigará Mato Grosso do Sul a partir desta sexta-feira (10), segundo alerta o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), e terá duração de cinco dias.

Para evitar impactos às crianças e adolescentes, a Rede Estadual de Educação informou, nesta sexta-feira (10), que enviará circular às direções das escolas determinando a suspensão das aulas externas de educação física. Outras orientações serão feitas.

A superintendente de políticas educacionais da SED (Secretaria Estadual de Educação), Adriana Buytendorp, explicou que a suspensão começará na próxima segunda-feira (13) e não tem data para término, por enquanto. "Nós estamos aguardando receber mais informações do órgão de meteorologia do Estado para definir isso", disse.

Em vez de irem à quadra para praticarem atividades físicas, os estudantes ficarão dentro das salas de aula. "Vamos orientar que façam atividades teóricas da disciplina de educação física e sejam passados jogos aos alunos", acrescenta a superintendente.

Nutricionistas responsáveis pela merenda nas escolas também devem avaliar mudanças no cardápio. "Vão priorizar consumo de frutas, hortaliças e alimentos mais frescos. Neste momento, as refeições seguem baseadas em proteína e vegetais. Evitarão alimentos calóricos e de difícil digestão", detalha Adriana.

Quanto à estrutura física, o que inclui salas arejadas e climatizadas, além de bebedouros funcionando e em quantidade suficiente, a superintendente garante que é constante o acompanhamento. "Temos toda uma organização para manter tudo isso nas escolas e reforçamos que o aviso sobre algo que não esteja funcionando seja feito o mais rápido possível, para que seja consertado", finaliza.

Em relação à assistência aos estudantes que sentirem tontura, dor de cabeça e outros sintomas decorrentes do calor extremo, o protocolo já adotado também será reforçado às direções.

Interior e Pantanal - Em municípios como Água Clara, Corumbá e Porto Murtinho, que têm registrado recordes de temperatura este ano, algumas escolas da rede estadual possuem ar-condicionado em salas de aula. Unidades de Campo Grande e de outros municípios que são mais novas ou foram reformadas recentemente também têm, segundo a SED.

O secretário estadual de Educação, Helio Daher, visita escolas no Pantanal e em aldeia nesta sexta-feira (10). "Estou nas escolas verificando essas condições, por causa do calor", disse à reportagem.

Rede municipal de Campo Grande - Já na rede municipal de Campo Grande, as aulas de educação não serão suspensas. A recomendação dada às direções é que elas sejam "reduzidas" e "mais leves", segundo informou nesta sexta-feira a assessoria de imprensa da Semed (Secretaria Municipal de Educação).

Link
Notícias Relacionadas »